Skip to main content
Saídas de Sucesso

Flávio Francisco da Silva

Convergência entre Engenharia Industrial e Gestão de Sucesso

Por Carolina Pronto

Flávio Francisco da Silva, natural de São Paulo, Brasil, estudou na Universidade Lusófona, no curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, entre 2017 e 2021. Atualmente também está a realizar o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, desde 2022.

Durante o curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI), Flávio enfrentou diversos desafios, destacando a diferença na abordagem do ensino entre Portugal e o Brasil. Foi interessante, para o ex-aluno, lidar com desafios relacionados à área da gestão na indústria, devido a já ter desenvolvido atividades na área industrial. Graças a esses desafios, também pôde diversificar esse conhecimento que anteriormente estava em falta.

Atualmente, no Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), o alumni tem obtido bons resultados e acredita que a formação anterior, no EGI, o preparou bem para esta etapa, no mestrado. Está a ampliar ainda mais os seus conhecimentos e sente-se confiante em relação ao que o mercado de trabalho espera dos novos gestores.

Estes bons resultados são, de acordo com Flávio, devido à sua perseverança e disciplina, que considera características fundamentais para a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas do curso. 

Para além do curso em si, Flávio também se preocupou em participar em atividades extracurriculares, tais como o Lean Six Sigma e Lean Manufacturing. Na sua perspectiva, estas formações impactaram positivamente a sua visão em relação à gestão por processos e menciona também o conhecimento específico que adquiriu, sendo estes uma mais-valia e grande auxílio no mundo profissional, devido às adversidades nos processos não estarem limitadas dentro de uma disciplina e, portanto, a sua resolução depende de conhecimentos diversificados.

Estas formações foram uma mais valia na carreira profissional do ex-aluno, e este lamenta não ter tido tempo para realizar mais formações durante seu percurso durante a licenciatura, não só sobre temas relacionados com a sua área profissional, mas tudo que pudesse agregar valor a um gestor, como por exemplo estratégias de gestão, gestão emocional, gestão financeira, gestão de equipas e projetos.

Em relação ao contributo do curso de EGI para a sua formação na área, esta ajudou na medida de que apresenta disciplinas variadas entre a área técnica da engenharia e a área da gestão, fazendo um cruzamento que tende a formar gestores com alto valor.

A carreira profissional do alumni começou cedo, aos 14 anos de idade, quando frequentou um curso de formação profissional. Logo após, aos 15 anos, deu início a um estágio como serralheiro de cunhos e cortantes, o que foi o primeiro passo para escolher sua profissão, dentro da indústria. Aos 19 anos, concluiu um curso técnico em mecânica industrial e teve uma experiência muito satisfatória nessa área.

Quando Flávio tinha 38 anos, deu início à Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, na qual tem muito orgulho. Mais recentemente, começou a desenvolver conhecimentos práticos em diversas empresas e ocupou cargos variados, contribuindo e ganhando o respeito de seus colegas de profissão. Em 2023, concluiu um MBA em Gestão da Produção e Qualidade, sentindo-se satisfeito com o seu percurso académico e com o trabalho em equipa e os colegas que conheceu em todas as organizações por onde passou. Atualmente, está aberto para os novos desafios que possam surgir em sua carreira.

Atualmente, o ex-aluno tem um cargo como Gestor do departamento de manutenção da empresa Alualpha SA, desempenhando também funções no desenvolvimento de processos produtivos.

Como gestor da manutenção, Flávio destaca a importância das unidades curriculares Gestão da manutenção, Organização e gestão de empresas, Engenharia de métodos, Contabilidade financeira e Investigação operacional, que dão uma visão holística de gestão e processos.

Por último, o profissional de sucesso dá algumas dicas para os futuros licenciados do curso EGI:

“1º Não compare sua jornada com a dos demais;

2º desenhe uma estratégia para atingir seus objetivos e foque-se em executá-la dando o seu melhor, a disciplina trará o resultado.”

A equipa EGI deseja-lhe uma carreira repleta de sucesso. Que este continue dedicado e determinado, pois o seu talento e esforço o levarão ainda mais longe.

Revisão: Dr. João Tavares