Skip to main content
Saídas de Sucesso

João Lucas

Da experiência na Indústria farmacêutica à inovação da UIP

Por Carolina Pronto

João Lucas, natural do distrito de Santarém, Portugal, estudou na Universidade Lusófona, no curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, entre 2016 e 2022. O alumni, atualmente, é Engenheiro de Manutenção na empresa farmaceutica Hovione e também é o responsável pelo laboratório UIP (Unidade Industrial Piloto), na Faculdade de Engenharia, Centro Universitário de Lisboa.

Iniciou sua jornada académica no Curso Técnico-profissional de nível IV como Técnico de Manutenção, em 2010. Esse curso abriu as portas para a Indústria Alimentar, onde mergulhou durante seis anos, crescendo não apenas profissionalmente, mas também como pessoa. De seguida, iniciou-se como trabalhador-estudante no curso Técnico de Mecatrónica, curso de nível V, concluindo-o em 2014.

O ano de 2016 trouxe mudanças significativas. João Lucas deixou sua terra natal, familiares e amigos em Santarém para se mudar para Lisboa, para prosseguir seus estudos na área da Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona. Nesse mesmo ano, ele deu os primeiros passos na Indústria Farmacêutica, quando ingressou na Hovione, o que ele caracteriza como uma experiência nova e desafiante. Atualmente, desempenha o papel de Engenheiro de Manutenção Mecânica no departamento de Engenharia & Manutenção da Hovione.

Trabalhar e estudar simultaneamente nunca é fácil, especialmente quando se trata de um curso exigente como Engenharia e Gestão Industrial. João Lucas, no entanto, enfrentou esse desafio com resiliência e força de vontade. Isto se deve também aos valores recebidos pela sua família e às suas vivências pessoais.

Para João Lucas, o curso EGI contribuiu para a sua formação na área através dos seguintes aspetos: "O curso de EGI é um curso muito completo pois não se foca só numa área de formação, mas sim em várias áreas de ensino que torna o curso muito completo e assim dá-nos diferentes oportunidades em termos de saídas profissionais. [...]” “[...] Deu-me boas ferramentas para lidar com várias situações/problemas do dia-a-dia."

Para atuar na área da manutenção,  João Lucas destaca as seguintes disciplinas que o ajudam no seu trabalho: Tecnologia Mecânica, Gestão da Manutenção, Automação e Robótica, Controlo da Qualidade, Instalações Técnicas. Ainda mais, a disciplina de Engenharia dos Metais, que teve especial importância, principalmente para a Indústria Farmacêutica bem como na alimentar, pois tem de ter a sensibilidade quais os materiais a utilizar, devido a lidarem com a saúde e alimentação das pessoas.

Dentro do Centro Universitário Lisboa, João é o responsável pelo UIP (Unidade Industrial Piloto), projetada para confeccionar cerveja e servir como laboratório do curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial com o objetivo de proporcionando aos alunos o primeiro contato com equipamentos/processos existentes numa indústria. O Engenheiro cita que o laboratório teve um papel significativo na sua formação prática. Revitalizar equipamentos inoperacionais e proporcionar aos alunos uma experiência prática tem sido uma parte gratificante de sua jornada. Ele acredita que a combinação de teoria e prática é vital para preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho.

O Engenheiro ressalta a importância da UIP para a formação dos alunos:

"UIP é um laboratório bastante tecnológico, que faz a diferença entre outros tipos de laboratórios, pois investir em tecnologia abre caminho para melhorar a competitividade, bem como para a inovação das disciplinas lecionadas no mesmo."

João Lucas tem colaborado imenso para que a UIP seja utilizada pelos docentes. Tem foco na melhoria dos processos quer em termos de tecnologia quer em termos de sustentabilidade. E a cada ano, mais aulas práticas são lecionadas no laboratório.

Ao João Lucas, desejamos muito sucesso e projetos a concretizar.

Revisão: Prof. Raphaela Vidal