Skip to main content
Jornadas da Engenharia e Gestão Industrial

Lean no Retalho e nas Vendas

6 janeiro, 2025

Resumo

O LEAN é uma filosofia de gestão que tem como objetivo eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e criar mais valor para o cliente. Estamos muito habituados a ver e ouvir falar sobre o LEAN em ambientes puros de operações e em ambientes fabris. Mas como podemos também utilizar a metodologia LEAN, não só para otimizar produtividade e ganhar eficiência, mas também para aumentar vendas? Como podemos trabalhar a dinamização comercial com as equipas para que desenvolvam ações e planos de melhoria face a resultados comerciais menos positivos? Como podemos gerar mais vendas apenas pelo simples exercício de gerar foco, responsabilização e competição saudável entre os vários elementos da equipa?

Orador

Daniel Bourdain

Head of Continuous Improvement na Leroy Merlin Portugal.

Responsável pelo desenvolvimento e implementação do Programa LEAN na empresa, com o objetivo de trabalhar com as 47 Lojas nas equipas de comércio, supply chain e relação cliente e também nas equipas centrais. Foi responsável pela implementação da Metodologia Kaizen nas 570 Lojas CTT e trabalhou 2 anos no desenvolvimento do segmento B2B no setor da Energia e Retalho.

Organização Científica

Profª. Raphaela Vidal

Coorganização

Prof. Pedro A. Marques