Notícias e Eventos
2.º Workshop Aqua-Synapse na Fundação GIMM, em Lisboa
29 abril, 2025
No dia 14 de abril de 2025, realizou-se em Lisboa, Portugal, o 2.º Workshop do projeto Aqua-Synapse, nas instalações da Fundação GIMM – Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM). O Aqua-Synapse é um projeto financiado pela Agência Executiva Europeia de Investigação da Comissão Europeia e é coordenado pelo Professor Sergiy Lyubchyk, da Universidade Lusófona*.
O principal objetivo deste segundo workshop foi rever e discutir o estado atual da arte e as perspetivas futuras de cada Pacote de Trabalho, após a conclusão da primeira fase do projeto (RP1). O evento contou com apresentações detalhadas sobre o progresso e os resultados dos seguintes Work Packages (WP): WP1: Espectroscopia metabólica de deutério e imagiologia metabólica de deutério; WP2: Impacto do deutério no equilíbrio excitatório/inibitório (E/I) num modelo de rede neuronal humana; WP3: Avaliação dos efeitos da depleção de deutério em modelos animais da síndrome metabólica; WP4: Avaliação do impacto da depleção de deutério em modelos animais de envelhecimento; WP5: Produção de amostras de água com baixo teor de deutério e controlo, e monitorização do conteúdo de deutério em tecidos experimentais; WP6: Gestão do projeto e atividades de disseminação.
Os team leaders de cada Work Package apresentaram os progressos e conclusões da sua responsabilidade. O workshop terminou com uma mesa-redonda que promoveu a troca de conhecimentos e o planeamento estratégico dos próximos passos do projeto, incluindo mobilidade, investigação científica e resultados, esforços de comunicação e disseminação, e a possível integração de uma nova empresa no consórcio.
Este workshop foi organizado pelo GIMM em colaboração com a Universidade Lusófona. Todos os parceiros do consórcio estiveram representados, presencialmente ou online, incluindo: Universidade Lusófona/COFAC (PT); Hospital Universitário de Würzburg (DE); HYD LLC. para Investigação Oncológica e Desenvolvimento de Fármacos (HU); Instituto Gulbenkian de Ciência Molecular (PT); Universidade de Oxford (UK). Os professores Sergiy Lyubchyk, coordenador do projeto e investigador no RCM2+, e Svitlana Lyubchyk, docente do mestrado de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Lusófona e também investigadora no RCM2+ estiveram presentes no evento.
O projeto Aqua-Synapse tem como objetivo investigar os mecanismos pelos quais a água com baixo teor de deutério pode ter efeitos benéficos na saúde humana, nomeadamente em doenças como o cancro. Estudos indicam que altas concentrações de deutério podem causar disfunção mitocondrial, enquanto concentrações mais baixas parecem ter efeitos positivos. No entanto, ainda não se sabe exatamente a que níveis essas melhorias metabólicas e comportamentais se tornam evidentes. O projeto procura confirmar esta hipótese e criar formas de medir esses benefícios.


Notícias News
Aluna LEGI apresenta paper em conferência internacional
Aluno do MEGI apresenta artigo no ENEGI 2025