Skip to main content
Notícias e Eventos

Seminário EWALD

27 de janeiro 2025

No dia 20 de janeiro de 2026, realizou-se na Universidade Lusófona, em Lisboa, um seminário híbrido do projeto EWALD, que reuniu os parceiros do projeto com o objetivo de refletir sobre o progresso alcançado e definir o caminho a seguir no último ano de execução do projeto.

A sessão centrou-se nos principais resultados alcançados e nas prioridades futuras nas áreas da gestão do projeto, atividades de investigação e mobilidade/intercâmbio de investigadores. Os participantes estiveram envolvidos em discussões sobre os resultados científicos, os marcos de coordenação e os próximos passos estratégicos, à medida que o projeto avança para a sua conclusão com sucesso.

Um dos pontos altos do seminário foi a receção oficial de um novo parceiro do projeto, a QuanTag IT Solutions (Alemanha), que se juntou ao consórcio EWALD no final de 2025. A integração da QuanTag vem reforçar a competência técnica e a rede colaborativa do projeto, apoiando o seu caráter interdisciplinar e internacional. Neste contexto, os parceiros tiveram também a oportunidade de apresentar as suas organizações, equipas e contributos específicos para o projeto.

A instituição coordenadora do projeto, a Universidade Lusófona, esteve representada pela Prof.ª Svitlana Lyubchyk (Coordenadora do EWALD), pelo Prof. Francisco Silva Pinto e pelo Prof. João Rodrigues, Professores do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e Investigadores do RCM2+.

De um modo geral, o encontro constituiu um momento valioso de partilha, alinhamento e cooperação entre os parceiros, reforçando o compromisso comum com a obtenção de resultados com impacto, à medida que o projeto EWALD entra na sua fase final.

O EWALD é um projeto financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidade Lusófona. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um enquadramento inovador para um Sistema de Alerta Precoce (Early Warning System – EWS) e de respostas à degradação do solo (LD) que ameaça a União Europeia a partir das suas fronteiras externas, recorrendo a dados de Observação da Terra (EO) multi-fonte e multi-escala.

Fonte: DEEP TECHLAB

 WhatsApp_Image_2026-01-21_at_11.35.03.jpeg       WhatsApp_Image_2026-01-21_at_11.35.00.jpeg         WhatsApp_Image_2026-01-21_at_11.35.04.jpeg

Notícias News

Seminário EWALD
27 de janeiro 2025
Última aula de IEGI
20 de janeiro 2026
Boas festas
22 de dezembro 2025