Skip to main content
Notícias e Eventos

3.º Workshop do projeto PhytoAPP no DeepTechLab da Universidade Lusófona

5 maio, 2025

O 3.o Workshop do projeto PhytoAPP teve lugar no dia 15 de abril de 2025 no DeepTechLab da Universidade Lusófona, em Lisboa. O evento foi organizado pelo DTL/Lusófona em colaboração com o NANOTECHCENTER. O projeto PhytoAPP é financiado pela Agência Executiva Europeia de Investigação da Comissão Europeia e é coordenado pelo Professor Sergiy Lyubchyk, da Universidade Lusófona. 

O principal objetivo do workshop foi avaliar o estado atual e o progresso dos Work Packages (WPs) do projeto, bem como discutir direções estratégicas, com especial enfoque no cronograma restante até à conclusão do projeto, prevista para fevereiro de 2026. Foram realizadas apresentações detalhadas, principalmente pelos líderes dos WPs, que destacaram as principais conquistas, atividades em curso, desafios enfrentados e planos futuros. 

O workshop terminou com uma mesa-redonda centrada na integração entre os diferentes WPs, na troca de conhecimentos e no planeamento conjunto. Foram discutidos temas importantes como as próximas atividades científicas, mobilidade, ações de disseminação e preparativos para a conferência final do projeto. Estratégias de comunicação e ferramentas de visibilidade também foram abordadas, com o objetivo de maximizar o impacto e alcance do projeto. 

O evento contou com a participação de representantes de todas as instituições parceiras do consórcio, presencialmente ou por via remota. As seguintes instituições estiveram representadas: COFAC/Universidade Lusófona (Ulusófona, PT), NANOTECHCENTER LLC (UA), Instituto de Física Experimental da Academia Eslovaca de Ciências (IEP, SK), University of Oxford (UOXF, UK), Cascatachuva Lda (PT), a Universidade Estatal Korkyt Ata Kyzylorda (KKSU, KZ), e o Centro Nacional de Investigação Nuclear CJSC (NNRC, AZ). 

O Professor Sergiy Lyubchyk, coordenador do projeto e investigador do RCM2+, e a Professora Svitlana Lyubchyk, docente do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusófona e também investigadora do RCM2+, estiveram presentes na reunião. 

O projeto PhytoAPP tem como objetivo desenvolver inibidores da formação de fibrilas amiloides para prevenir e tratar doenças como Alzheimer e Parkinson. Utilizando a nanotecnologia, o projeto visa ultrapassar limitações dos fitoquímicos, como a baixa solubilidade em água, melhorando a sua biodisponibilidade, estabilidade e reduzindo a toxicidade. O trabalho inclui a síntese de fitocomplexos nanoativados, testes in vitro e in vivo, e a preparação para a produção em escala de nanofármacos, incluindo o desenvolvimento de uma linha-piloto e testes clínicos. Para mais informações, visite o site do projeto clicando aqui.

 

tgrhhgyjuh.pngjantar.pngphytoapp.png