Saídas de Sucesso
Bruno Saúde
Uma jornada exemplar
Por: Raphaela Vidal
Bruno Saúde, de 23 anos, natural de Lisboa, terminou a sua Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) na Lusófona em 2020 e, em seguida, ingressou no mestrado em outra instituição.
Na Licenciatura, devido ao seu excelente percurso académico, Bruno foi selecionado para participar de intercâmbio de 3 semanas na Universidade Católica Petra, Surubaya, Indonésia, onde foi suportado financeiramente pelos fundos próprios do Centro de Investigação de Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade (EIGeS). Nessa oportunidade, pode conviver com alunos de Engenharia e Gestão Industrial de países asiáticos e visitar diversas fábricas.
Desenvolveu o seu projeto de conclusão do curso de Licenciatura na Auchan Retail Portugal sobre melhoria de processos no retalho através de metodologias Lean. Partiu para Erasmus na Alemanha, numa das mais prestigiadas universidades, a Technical Univeristy Of Munich, onde ganhou a paixão pela indústria automotiva. Após a conclusão do mestrado, ingressou no Programa de Trainees da Volkswagen Autoeuropa, onde participa atualmente.
Para Bruno, o seu sucesso académico deve-se às suas características de resiliência, dedicação e força de vontade, o que o levou a ganhar bolsa de Mérito da Universidade Lusófona no ano letivo 2019/2020 e mais recentemente, foi-lhe atribuído o Prémio da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI).
O ex-aluno reconhece que o curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial contribuiu imenso para sua formação na área: "O curso de EGI é bastante transversal e permite abordar uma panóplia de disciplinas que nos preparam de forma ativa para o mercado de trabalho. O curso de EGI da Universidade Lusófona foi uma importante etapa para alcançar os meus objetivos".
Além disso, Bruno ressalta:
"a forte relação dos docentes do curso EGI com a indústria permite aos alunos terem acesso a casos práticos e situações reais. [...] o curso desenvolve profissionais com conhecimento teórico, mas também com algum conhecimento prático."
Nas suas recordações do período na Lusófona, Bruno refere, com gratidão, os professores do curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, especialmente aqueles que tiveram importantes papéis na sua formação, em termos de orientação e apoio incondicional, nomeadamente, Professor Oliveira Santos, Professor Pedro A. Marques e a Professora Cristina Guerra.
Passados três anos, o nome do Bruno Saúde ainda é unanimidade entre todos os docentes da altura, pois temos sempre uma qualidade a ressaltar acerca de sua jornada académica no curso EGI. Assim, desejamos ao Bruno as melhores felicidades. Que possa olhar para o horizonte e alçar voo ainda maior! (e ...não há dúvidas que o fará).