Notícias e Eventos
Summer School do projeto PhytoAPP
9 julho, 2024
De 1 a 3 de julho decorreu na Universidade Lusófona, em Lisboa, a Summer School do projeto PhytoAPP. O PhytoAPP é um projeto financiado pela Agência Europeia de Investigação Executiva da Comissão Europeia, e coordenado pelo Professor Sergiy Lyubchyk da Universidade Lusófona.
Ao longo dos três dias, a PhytoAPP Summer School contou com uma sessão de palestras presenciais e online e sessões práticas no Deep Tech Lab. No geral, a Summer School foi uma plataforma para os participantes se envolverem no projeto, partilharem ideias e complementarem os seus conhecimentos teóricos e práticos na área.
Houve um total de nove palestras proferidas por especialistas de vários países na área, nomeadamente: Professor Azer Zadigov (Centro Nacional de Investigação Nuclear CJSC, AZ), Professor Daniel Anthony (Universidade de Oxford, Reino Unido), Professor Ziraddin Zadigov (Centro Nacional de Investigação Nuclear CJSC, AZ), Professor Nurbol Appazov (Universidade Estadual Korkyt Ata Kyzylorda, KZ), Professora Tatiana Strekalova (Universidade Estadual Korkyt Ata Kyzylorda, KZ), Professor Gabor Somlyai (HYD LLC para a Investigação do Cancro e Desenvolvimento de Medicamentos, HU), Professora Katarina Siposova (Instituto de Física Experimental, SK) e Dra. Anastasia Tmur (YANDEX, NL).
As palestras, que incluíram sessões de perguntas e respostas e debates, abordaram uma série de temas diferentes e muito interessantes relacionados com a Ciência Médica:
1. Benefícios e riscos da radiação para a saúde;
2. Tendências modernas em Medicina Nuclear;
3. Navegando na barreira hematoencefálica: estratégias e desafios na distribuição de fármacos;
4. Perspetivas para a eletrónica de avalanche e a sua aplicação em dispositivos médicos;
5. Utilização potencial de extratos de plantas medicinais de Camelthorn (Alhagi Pseudalhagi) na prevenção e tratamento da aterosclerose em fase inicial;
6. Novos tratamentos com fitoquímicos em modelos de ratos com doenças de Parkinson e Alzheimer;
7. Papel do deutério natural no crescimento e prevenção do cancro;
8. Paradigma Amiloide: Das Estruturas Patológicas aos Bionanomateriais Funcionais;
9. IA na descoberta de medicamentos: acelerando o caminho para a cura.
De uma forma geral, como projeto, o principal objetivo do PhytoAPP é a conceção, desenvolvimento e entrega de inibidores fitoquímicos hidrossolúveis inovadores para a prevenção das doenças de Alzheimer e Parkinson, explorando soluções nanotecnológicas inovadoras para superar o desafio relacionado com a limitação do fitoquímico na sua baixa solubilidade em água. Saiba mais no site do projeto!