Notícias e Eventos
Professora Svitlana Lyubchyk representa a Universidade Lusófona no quarto Grupo de Trabalho CoARA em Bruxelas
15 outubro, 2024
No dia 19 de setembro de 2024, realizou-se em Bruxelas a quarta reunião presencial do Grupo de Trabalho CoARA sobre "Melhorar Práticas na Avaliação de Propostas de Investigação", reunindo várias organizações, nomeadamente várias universidades. Entre estas, estava a Universidade Lusófona, representada pelas Professoras Svitlana Lyubchyk (Centro Universitário de Lisboa), professora de EGI, e Maria José Brites (Centro Universitário do Porto). A reunião contou também com a participação de representantes da Comissão Europeia, que co-presidem o grupo.
As discussões centram-se na melhoria dos critérios para a avaliação de propostas de investigação, no aperfeiçoamento das diretrizes para os revisores e na simplificação da informação solicitada aos candidatos. Os participantes também abordaram projetos em curso e iniciativas futuras alinhadas com os três principais Work Packages do grupo. Esta abordagem colaborativa promoveu uma perspetiva mais integrada sobre o progresso do grupo.
A CoARA (Coalition for Advancing Research Assessment) está ancorada na “Acordo para a Reforma da Avaliação da Investigação”, que visa revolucionar a forma como a investigação, os investigadores e as instituições são avaliados. Os signatários do Acordo comprometem-se a reconhecer as diversas contribuições na investigação, avançando para além das métricas tradicionais, como a contagem de publicações, e concentrando-se na avaliação qualitativa, particularmente na revisão por pares. O objetivo final é maximizar a qualidade e o impacto da investigação, construindo um sistema de investigação mais inclusivo, eficiente e colaborativo.
A Coligação oferece uma plataforma para testar novos métodos de avaliação, partilhar melhores práticas e envolver-se em reflexão crítica. As organizações de todo o mundo são encorajadas a adaptar os seus esforços de reforma com base nos seus contextos específicos, sejam eles nacionais, disciplinares ou institucionais. O número crescente de signatários sublinha o compromisso global em transformar as práticas de avaliação da investigação.