Skip to main content
Saídas de Sucesso

Simão Alberto

Experiência no setor petrolífero

Por Carolina Pronto

Simão Alberto tem 34 anos e é natural de Luanda, Angola. O seu percurso teve começo na Universidade Lusófona no curso de Engenharia e Gestão Industrial no período de 2008 a 2012 e, ao longo do último ano no curso, participou em variados fóruns de empregos da África e Europa, o que o levou a receber propostas de estágio e emprego. Este sucesso académico deveu-se à sua perseverança, foco e força de vontade.

Uma destas propostas, na Schlumberger, empresa de alta tecnologia do setor petrolífero, trabalhou como engenheiro de campo, onde teve oportunidade de trabalhar numa plataforma petrolífera. Esteve a bordo de várias plataformas petrolíferas, no deserto, florestas e mar. Após 9 meses conseguiu sua primeira promoção. Nesta empresa, Simão tornou-se especialista em ferramentas de perfuração acústicas e nucleares, ferramentas essas que utilizavam ondas sonoras e radiação nuclear para obtenção de dados geológicos. E por consequência, obteve a segunda promoção. Através da Schlumberger, ainda teve a oportunidade de trabalhar em vários lugares do mundo, nomeadamente, Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Emirados Unidos e Angola.

Em meados de 2017, começou a trabalhar para a BP como coordenador/gestor de materiais. Estas empresas proporcionaram ao Simão experiência, nomeadamente um bom domínio das operações offshore, de suporte como gestão de matérias e manutenção e reparação a partir das bases operacionais. Com experiência adquirida, decidiu criar a sua própria empresa – Ascertain Solutions - no ramo de gestão de materiais, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos industriais.

Depois de alguns meses, no final do ano de 2019, recebeu uma proposta, onde ficaria a trabalhar como consultor a partir de uma empresa terceirizada em UK até aos dias de hoje. Aceitou a proposta da BP como consultor e passou a desempenhar o cargo de Especialista em Gestão de Materiais, fazendo parte de uma equipa especializada em Shutdowns e Turnarounds de FPSOs.

Relativamente ao curso EGI, Simão ressalta que:

"Penso que o curso EGI é um curso muito versátil e polivalente e oferece um amplo leque de saídas profissionais, não limitando o engenheiro a apenas um mercado específico."

Mais destaca que a Engenharia e Gestão Industrial oferece um raciocínio rápido e analítico, oferecendo também capacidades técnicas que desenvolvem ao longo do curso e que no mercado de trabalho os distingue dos demais trabalhadores. Para o seu percurso específico, este destaca as cadeiras de gestão, termodinâmica, mecânica de fluidos e órgãos de máquinas.

Simão refere o apoio dos docentes do curso, especialmente dos professores Pedro Duarte e Cristina Guerra que sempre o estimularam para ir mais além.

Como inspiração, a mensagem que o ex-aluno trouxe aos alunos presentes e futuros é: "não desistam, mantenham o foco, esforcem-se e deem o vosso melhor [...] O curso tem uma pequena duração e esses poucos anos ditarão o sucesso das vossas carreiras profissionais."

Em nome da comunidade do curso EGI, desejamos a Simão votos de sucesso no seu percurso futuro.

Revisão: Prof. Raphaela Vidal